Caríssimos irmãos e irmãs da promoção e Defesa da Vida
Vida, Saúde e Paz!

A Semana da vida, neste ano de 2019, traz um grande convite: “Em Família defendemos a vida”. A vida é dom de Deus, presente que recebemos do mesmo sopro criador que fez todas as coisas e nos plasmou de modo especial, como se canta no salmo 8: “Que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?…”
Temos muito o que fazer para assegurarmos essa dignidade que nos foi dada por Deus. A vida humana está ameaçada e há um desprezo crescente pelo valor da vida, que na lógica do mundo, tornou-se um objeto descartável, um peso social, e, algumas vezes um meio rentável que se pode até negociar.
Essa perda de identidade do humano pode ter muitas causas, mas a mais grave é a que decorre da indiferença religiosa, da perda dos valores da fé e trazem consigo a desconstrução moral. O rosto divino foi desfigurado no rosto humano. Quando se tira Deus do caminho, o homem está prisioneiro e refém dele mesmo e corre o risco de autodestruir-se.
A semana da Vida quer sensibilizar toda a sociedade com dois gestos públicos que irão fortalecer nossa incansável luta para salvaguardar o rosto divino no rosto humano, desde a concepção até a morte natural:
1) Em família defendemos a vida com alegria: estamos convocando que todas as Igrejas que tenham sinos, no dia 01 de outubro de 2019 possam tocar esses sinos em sinal de alegria pelo dom da vida que nos foi dado, as 12hs, as 15hs e as 18hs. No badalar dos sinos todas as famílias poderão recitar a oração pela defesa da vida que irá ser distribuída, via Pastoral Familiar, redes sociais e meios de comunicação, em todo Brasil.
2) Em família defendemos a vida com esperança: estamos convocando que no dia 08 de outubro, todas as dioceses programem um momento de oração, de preferência em lugar público, acendendo o maior número de velas, como a luz de Cristo, que ilumina e salva a vida, especialmente a dos mais pequeninos e vulneráveis. Pode ser usado o subsídio a Hora da Vida, uma reza do terço, ou outras orações conforme o costume local.
Pedimos que esses dois gestos sejam filmados ou fotografados para divulgarmos a mobilização em todo país pela Defesa da Vida e possamos divulgar nas redes sociais da Pastoral Familiar Nacional.
Contamos com o apoio e mobilização de todos. A vida sempre vale a pena e, mesmo que nossa oração seja pequena, a misericórdia de Deus sempre será maior. Que nossa Senhora Aparecida nos ajude, neste gesto de amor à vida, a testemunharmos o amor de seu Filho Jesus.

+Ricardo Hoepers
Elige ergo vitam (Dt 30,19)
Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB.

Participe do Seminário da Vida de Curitiba, realizado com a proposta de fortalecer as ações de valorização e promoção da vida desde a concepção até a morte, chega em 2019 a sua sétima edição, tendo como tema “Salvemos as duas Vidas”. O lema é “Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu” (Jo 6, 39). O Seminário será realizado no dia 28 de setembro, no período da tarde, com início às 13h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Curitiba.

Se inscreva aqui.