Leituras do Dia

1ª Leitura – 1Cor 2,10b-16
Salmo – Sl 144,8-9. 10-11. 12-13ab. 13cd-14 (R. 17a)
Evangelho – Lc 4,31-37

1 ano de falecimento de Jorge Barbosa de Carvalho e Teresa Vilma Barbosa de Carvalho

Faça aqui sua contribuição:

Clique no link abaixo e participe da manutenção dos nossos projetos pastorais:

Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria. (2 Cor 9, 7)

1ª Leitura – 1Cor 2,10b-16

Irmãos: 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não ecebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus,para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. 14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 144,8-9. 10-11. 12-13ab. 13cd-14 (R. 17a)

R. É justo o Senhor em seus caminhos.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, * ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, * sua ternura abraça toda criatura.R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, * e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino * e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens * e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, * 13bvosso poder, de geração em geração.R.

13cO Senhor é amor fiel em sua palavra, * 13dé santidade em toda obra que ele faz. 14Ele sustenta todo aquele que vacila * e levanta todo aquele que tombou.R.

Evangelho – Lc 4,31-37

Naquele tempo: 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34’O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!’ 35Jesus o ameaçou, dizendo: ‘Cala-te, e sai dele!’ Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: ‘Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.’ 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
Palavra da Salvação.

Categorias: LiturgiaVídeos

Consuelo · 01/09/2020 às 19:27

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós, e permanecem vivos em nossos corações”. Saudades infinitas de você minha querida Tereza Vilma.