Leituras do Dia

1ª Leitura – Is 45,1.4-6
Salmo – Sl 95,1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)
2ª Leitura – 1Ts 1,1-5b
Evangelho – Mt 22,15-21

1ª Leitura – Is 45,1.4-6 1

Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: ‘Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro. Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 95,1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)

R. ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* 2acantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! 3manifestai a sua glória entre as nações,* e entre os povos do universo seus prodígios!R.

4Pois Deus é grande e muito digno de louvor,* é mais terrível e maior que os outros deuses, 5porque um nada sóo os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.R.

7Â família das nações, dai ao Senhor,* ó nações, dai ao Senhor poder e glória,* 8dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.R.

9Adorai-o no esplendor da santidade, * terra inteira, estremecei diante dele! 10Publicai entre as nações: ‘Reina o Senhor!’* pois os povos ele julga com justiça.R.

2ª Leitura – 1Ts 1,1-5b

1Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.
Palavra do Senhor.

Evangelho – Mt 22,15-21

Naquele tempo: 15Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: ‘Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?’ 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: ‘Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!’ Trouxeram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: ‘De quem é a figura e a inscrição desta moeda?’ 21Eles responderam: ‘De César.’ Jesus então lhes disse: ‘Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.’
Palavra da Salvação.