“Deus, que criou o homem por amor, também o chamou ao amor, vocação fundamental e inata de todo o ser humano. Porque o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus  que é amor (1 Jo 4, 8.16). Tendo-os Deus criado homem e mulher, o amor mútuo dos dois torna-se imagem do amor absoluto e indefectível com que Deus ama o homem. É bom, muito bom, aos olhos do Criador. E este amor, que Deus abençoa, está destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum do cuidado da criação: «Deus abençoou-os e disse-lhes: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”» (Gn 1, 28)”.

CIC 1604

O Processo de Habilitação para o Sacramento do Matrimônio deve ser realizado na paróquia de origem do noivo ou da noiva, independente da Igreja escolhida para a celebração. Caso o processo tenha origem em outra paróquia, deve ser entregue em nossa secretaria com um mês de antecedência. Quando o processo tiver origem nesta paróquia, deve-se dar entrada seis meses antes à data do matrimônio. Há uma a taxa de reserva ou do processo de transferência a ser paga na Secretaria Paroquial.

Documentos Necessários

• Certidão de Batismo atualizada; (original);
  • RG dos noivos; (cópia);
  • Comprovante de residência dos noivos;(cópia);
  • Lembrança de 1ª Eucaristia e Crisma (cópia);
  • Protocolo do Processo Civil (original);
  • Comprovante do Curso de Noivos (original e cópia);
  • Proclamas da paróquia de origem (original e assinado e com o carimbo da paróquia);
  • Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a Certidão de Óbito do ex-cônjuge;

Curso de noivos

O Curso de Noivos da Paróquia do Divino Espírito Santo segue as orientações da Arquidiocese de Curitiba. Ele é personalizado.O casal deve vir à secretaria e preencher uma ficha de inscrição. A preparação é direcionada a um agente da pastoral familiar que entrará em contato para agendar três encontros, uma vez por semana. Esses agentes são voluntários e só atendem conforme agendamento. Será cobrada uma taxa de inscrição. Para mais esclarecimentos entrar em contato com a Secretaria Paroquial.