ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Curitiba, 19 de março de 2020

Comunicado aos Padres e Fiéis da Arquidiocese de Curitiba
Diante do agravamento da situação relacionada à Pandemia do Coronavírus e ao alto risco de contaminação a ela associado, consideramos por bem decretar a suspensão da Celebração da Eucaristia, bem como de quaisquer outras celebrações e eventos religiosos que envolvam aglomeração de pessoas, no âmbito de Arquidiocese de Curitiba.

Recomendamos aos presbíteros para celebrarem diariamente a Santa Missa na intenção do povo, em especial pelos doentes, de forma privada. Também orientamos que sirvam dos atuais recursos de comunicação – como o rádio, a TV e a internet — para a transmissão da Santa Missa aos fiéis, assegurando-lhes a proximidade da Igreja neste momento tão dramático.

Por razões humanitárias, enquanto durar esta grave situação, os fiéis da Diocese estão desobrigados do cumprimento do preceito de participar da missa aos Domingos e dias de Festa (Código de Direito Canônico, cân. 87).

Recomendamos aos fiéis que sigam as orientações das Autoridades Sanitárias em relação à prevenção e aos cuidados que devem ser observados enquanto perdurar esta Pandemia.
Rogamos com fervor a intercessão de São José para que seja alcançado o controle desta Pandemia.

Dom José A. Peruzzo
Dom Amilton M. da Silva, CP