O Grupo Luz esteve presente no retiro de catequese da Paróquia Divino Espírito Santo, no dia 19 de agosto. O retiro foi realizado na Casa das Irmãs Paulinas e contou com a participação de todos os grupos de catequese da paróquia Divino Espírito Santo. Participaram mais de 60 catequizandos, as catequistas e o Padre Luciano.

As atividades incluíram dinâmicas e recreações, que estimularam a interação entres os diversos grupos e

proporcionaram momentos de descontração e amizade.

.Além da recreação tivemos a oportunidade de conhecer dois participantes ilustres, Schnap´s e Khalel, que ensinaram muito sobre se colocar no lugar do outro, sobre fazer o bem, e sobre o perdão.

Foram momentos de música, recreação e reflexão.Durante as atividades, os temas abordados foram: a amizade em Cristo, a relação de ajuda e o amor ao próximo. As reflexões foram iluminadas pela passagem do Bom Samaritano  (Lc 10, 25-37):

“Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?26Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?27Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).28Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.29Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?30Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.31Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.32Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.33Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.34Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.35No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.36Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?37Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.”

As catequistas acompanharam o processo e prepararam um maravilhoso café da manhã para todos recuperarem a energia. O carinho e o cuidado foram maravilhosos.

Foi uma manhã muito rica e valeu cada momento. Muitas pessoas se empenharam na preparação deste encontro e ,a cada uma delas, gostaríamos de agradecer e pedir as bençãos de Deus, pois foi um maravilhoso encontro.