O que é a Bíblia?

A Bíblia é um conjunto de livros sagrados que descrevem a aliança entre Deus e os homens. Nela contém textos inspirados por Deus e escrita pelos homens sob as luzes do Espírito Santo

Traduções da Bíblia:

Tem a sua originalidade no hebraico. A primeira tradução acontece para o grego ou conhecido também Septuaginta – LXX (70), no séc. III a. C. que tinha como finalidade litúrgica das comunidades judaicas fora da diáspora. A segunda tradução é o Vetus Latina – velho latim no século I d. C. A terceira tradução é a Vulgata no século IV d. C. feita por São Jerônimo que escreveu do grego para o latim, cuja versão oficial da Igreja Católica. Por fim, a quarta tradução é a de Lutero, traduzindo do latim para o alemão no séc. XIV.

Diferença da Bíblia católica para a evangélica:

Religião

Quantidade

Esses abaixo são os livros que estão faltando na bíblia dos evangélicos

Antigo Testamento

Evangélica

39

Tobias, Baruc, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Judite

Católica

46

Novo Testamento

Igual para ambas as bíblias

27

Esses livros, que não se encontram no cânon dos evangélicos, não foram escritos na língua hebraica (só aceitam as que foram escritas na língua hebraica) e pela geografia, tinha que ser escrito dentro da Palestina, por isso foram “ignorados”, não foram escritos em território Palestinense.Para visualizar:

Cânon Judaico Palestinense

Possui 39 livros

Lutero utiliza e traduz para o alemão

Cânon Judaico Helenista

Possui 46 livros

É o cânon utilizado em nossa Bíblia católica

Na bíblia evangélica não tem Nota de Rodapé, não tem explicações abaixo do corpo do texto, acerca de termos, cultura e etc, favorecendo a uma interpretação individual do leitor. A mesma bíblia também não contém uma introdução aos livros que nos ajuda a entender o contexto e outros itens que são importantes para a leitura do texto sagrado.

O amor de Cristo nos uniu!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *