Prezados Paroquianos, pais e familiares!

Estamos vivendo tempos difíceis com esta pandemia que tomou conta do mundo. É um tempo de incertezas, sendo necessário mantermos isolamento social afim de resguardar nossas vidas.
A Pastoral Catequética, assim como as demais Pastorais, teve suas atividades suspensas por conta da pandemia, sendo interrompido os encontros presenciais de catequese, bem como o ano catequético de nossa Paróquia.
Assim, passamos a proporcionar encontros on line, para nossos catequizandos e seus familiares. O intuito principal é continuar a levar a Palavra de Deus as famílias e não perder o precioso contato que mantemos com os fiéis.
Em junho de 2020, a Arquidiocese de Curitiba, através do nosso Arcebispo, emitiu um documento com orientações sobre a catequese de nossas Igrejas, ao qual definiu-se o seguinte:

a) Os Encontros de Catequese no processo de Iniciação à Vida Cristã, ficam suspensos, sendo retomados em 2021, na mesma Etapa em que o catequizando foi matriculado em 2020, e de forma presencial. Importante frisar que os encontros virtuais não podem ser considerados como válidos, para a iniciação a vida cristã. Não é possível educar alguém a distância na fé, pois tal tarefa exige entre tantos outros, o convívio presencial em comunidade.

b) Nos próximos meses de 2020 (de julho a dezembro), serão realizados encontros virtuais, pelos meios de comunicação à distância, quinzenalmente, a fim de que sejam preservados os vínculos evangelizadores com os catequizandos. Tem-se assim, o próposito de fortalecimento dos laços com os catequizandos e as famílias na edificação da fé, até que nos reencontremos novamente, presencialmente;

c) Sacramento da Primeira Eucaristia e Sacramento da Crisma: há uma expectativa de nova data para as celebrações, prevista para o ano de 2021, sendo reavaliada na proximidade da Preparação Próxima.

A pandemia que estamos enfrentando não nos impede de sermos uma comunidade viva e atuante de nossa Igreja e de fazermos parte do Corpo de Cristo, mesmos que momentaneamente pelos meios virtuais, pois somos a Igreja de um Deus Vivo e Verdadeiro, que acolhe, ama, serve, consola e vive, diariamente, o Evangelho: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Atos, 2,42.

Que o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós.

Padre Luciano Tokarski
Pároco – Paróquia Divino Espírito Santo