APRESENTAR, APRIMORAR e EXPERIMENTAR JESUS

Catequese é uma missão que Jesus ofereceu a todos os cristãos de uma maneira simples, objetiva, amorosa e alegre. Antigamente o processo catequético tinha seu inicio na família, sendo assim, quando as crianças estavam envolvidas no amor de Jesus, os pais encaminhavam os filhos para receber os sacramentos, presentes que Jesus nos deixou. A preparação não era longa porque a família era responsável pela educação cristã de seus filhos.

Hoje a Iniciação Cristã, é feita na Pastoral Catequética. Este processo possuí 5 Etapas. Período necessário para que as crianças e adolescentes conheçam, aceitem Jesus e se conscientizem a professar a sua fé católica e seguir seus ensinamentos.

O processo da Iniciação Cristã precisa ser bastante motivador porque é necessário envolver toda a família e comunidade neste processo, pois todos temos a missão de fazer brotar a semente que foi depositado por Jesus no coração de cada um e fazer preservar e perseverar o Seu amor , divulgando o maior mandamento “ Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos ameis”

Alegria e entusiasmo são os motivadores para a Catequese, na Paróquia do Divino Espírito Santo e, com a participação dos pais a caminhada de fé será maior e trará mais proveitos.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

  • A catequese é dividida em 05 (cinco) etapas, sendo 1ª etapa; 2ª etapa e 3ª etapa para a Primeira Eucaristia e para o Crisma: 4ª Etapa e 5ª etapa. A idade mínima para iniciar a catequese é de 09 anos.
  • Nossos subsídios na catequese são:
    • A Bíblia;
    • Crescer em Comunhão;
    • O Itinerário Celebrativo para Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes;
    • Álbum Catequético-Litúrgico.
  • Celebração dos sacramentos será no Tempo Pascal
  • Os encontros catequéticos são importantes para formação de nossas crianças e adolescentes, portanto na impossibilidade de comparecer aos encontros pede-se justificativa.  Situações específicas devem ser consultadas com o Pároco.
  • Dias dos Encontros: sábados e terças-feiras.

OS ELEMENTOS DO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO:

catequese1
  • Os encontros de catequese tem duração de no mínimo de 90 minutos. Serão de forma orante, bíblicos e celebrativos.
  • Somos católicos por isso é essencial à participação nas missas. A missa dos catequizandos e familiares, será sempre no 2º (segundo) domingo do mês, às 10h30h. (qualquer alteração avisaremos antecipadamente)
  • As atividades do álbum Catequético-Litúrgico devem ser realizadas com o acompanhamento familiar de acordo com orientação do catequista e conversado em reunião.
  • Momentos Celebrativos: são temas do itinerário, conforme proposto o Itinerário Celebrativo;
  • Serão realizadas celebrações de entregas específicas para cada etapa. Esta entrega será realizada em horário de missa. Segue as entregas: 1ª etapa: Sagrada Escritura; 2ª etapa: Pai Nosso; 3ª etapa: Creio; 4ª etapa: Bem-Aventuranças; 5ª etapa: Cruz.( conforme cronograma)
  • Tempo de preparação próxima: haverá celebrações próprias e atividades diferenciadas para melhor preparar o catequizando para o sacramento.

CATEQUESE FAMILIAR:

  • Para os pais/responsáveis pelo catequizando acontecerão oito encontros anuais, de acordo com o tema proposto no subsídio Catequese Familiar.
  • Haverá uma equipe específica para a catequese com os pais e/ou responsáveis dos catequizandos.

Coordenação: Lucymara Maria Luardon e Maria Aparecida Waideman

 

 

Publicações:

Primeira Eucaristia 2019
No último dia 5 de maio, 16 adolescentes receberam pela primeira vez o sacramento da Eucaristia durante a missa das
Leia mais...
Início das atividades catequéticas 2019
A catequese de crianças e adolescentes da Paróquia do Divino Espírito Santo iniciou as atividades em 2019 no dia 10
Leia mais...
Campanha “Seja Generoso” – catequese
No dia 28 de novembro, foi realizada a entrega das doações arrecadadas pelas turmas de catequese e suas catequistas. O
Leia mais...