Acolhida

Publicado por Paroquia do Divino Espírito Santo em

 

A acolhida é um gesto especial. Quando recebemos uma pessoa, temos que ter em mente, Jesus na Santa Ceia, recebendo os apóstolos.

…levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.5. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido Jo 13, 4-5. 

Lavar os pés é o símbolo do serviço, que exclui a sua necessidade e foca na necessidade do outro. Abrir mão dos próprios sentimentos, preconceitos, e julgamentos. Cristo lavou igualmente os pés de Judas Iscariotes e de Pedro. Acolher é abrir os braços, deixar o outro se sentir seguro e confortável.

O princípio é criar um ambiente onde o outro não sinta medo, um ambiente onde ele pode se relacionar de forma verdadeira e espontânea.

A honestidade é fundamental. Podemos imaginar que um sorriso falso e algumas palavras decoradas possam ser suficientes, mas não se trata disso. A verdadeira acolhida passa pela compreensão de quem é o outro. Realmente estar feliz pelo outro estar ali e na disposição de servir como serviríamos ao próprio Cristo, pois afinal é mesmo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *