A Igreja e a Evangelização na Era das Mídias Digitais

Publicado por Luciano Buzzacaro em

A tecnologia está cada dia mais incorporada ao cotidiano das pessoas e da sociedade, aproximando distâncias e possibilitando a disseminação das mais diversas formas de comunicação. As mídias digitais são o mais novo meio de comunicação das instituições religiosas desde a incorporação do rádio e da TV em sua programação.

Nesse contexto, as igrejas também passam a incorporar esses recursos tecnológicos para ampliar a divulgação da Palavra de Deus expandindo de forma eficiente os projetos de evangelização e prospectando o alcance, especialmente, do público jovem.

Algumas vezes, percebe-se uma confusão entre o conceito de mídias sociais e mídias digitas. O contexto religioso na era digital vai muito além do publicar, compartilhar e curtir das redes sociais. O universo digital é muito mais amplo e começa no uso da internet como meio de comunicação e se dissemina através de inúmeras ferramentas, recursos e aplicativos que emergem a cada dia e são incorporadas ao cotidiano das pessoas. Assim sendo, as instituições religiosas precisam estar atentas para acompanhar essa evolução cultural.

Nesta nova realidade, a das mídias digitais, vivemos uma era de dualismo digital, na qual vivemos uma vida offline e outra vida online, a vida que dizemos real e a vida do network digital. Nós somos chamados a integrar essas duas dimensões e não opô-las. Parafraseando Elis Amâncio, podemos afirmar que a internet vai ser boa ou ruim de acordo com o uso que damos a ela. Fazendo o bom uso desses recursos tecnológicos, as relações virtuais não ameaçam as relações pessoais, mas sim, as complementam e as potencializam, tornando-se virtualmente benéficas aos propósitos da evangelização.

Referências

AMÂNCIO, Elis. Disponível em https://pt.slideshare.net/elisandraamancio/ebook-gratuito-mdias-sociais-na-igreja
SILVA, Cristiomar da. e NALINI, Lauro Eugênio Guimarães. Disponível em