Os seminaristas Jhonatan e Francisco presidiram no dia 05/10/2019 a formação litúrgica “Partes da Missa”, voltada aos membros das pastorais da Paróquia. Abriu-se o encontro com os versículos de Mateus 6:19-21:

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

O seminarista Jhonatan iniciou a formação abordando frases corriqueiras com as quais nos referimos à missa, sem lembrar de seu real significado. Às vezes dizemos que a missa é chata, que é sempre a mesma ‘coisa’, ou um ‘teatro’ conduzido pelo padre.
Por trás dessas frases, tem-se o desconhecimento sobre sua simbologia e sobre o mistério de Jesus Cristo. É através da missa que recebemos o sacramento da eucaristia, em que pão e vinho se transformam em corpo e sangue de Cristo.
Devemos guardar silêncio durante a celebração, e no rito de entrada nos posicionar de pé. O seminarista Francisco expôs sobre os ritos iniciais da missa: procissão de entrada, saudação ao altar, sinal da Cruz, saudação e acolhida, Ato Penitencial, Glória e oração da Coleta.
Nas solenidades, também é realizado o rito de incensação, simbolizando que a oração subirá, assim como a fumaça, até os céus.
Durante a missa, o padre é o representante da comunidade perante Deus. Devemos responder e cantar, participando ativamente da celebração, como membros de uma Assembleia dos Filhos de Deus.

Para ouvir a Liturgia da Palavra, permanecemos sentados durante a Primeira Leitura, o Salmo, a Segunda Leitura, e a homilia. A Liturgia da Palavra abrange ainda a Aclamação, o Evangelho, a Profissão de Fé e a Oração dos Fiéis.
A Coordenadora da Liturgia, Florize, trouxe algumas orientações para a equipe da Pastoral Litúrgica, quanto a escala, horário, preparação prévia, postura, e uso da voz por parte dos leitores e do comentarista, entre outros pontos.
A formação nas “Partes da Missa” foi encerrada por volta das 16h com um lanchinho oferecido pela Coordenação e será continuada em outras datas, abordando a liturgia eucarística e as partes seguintes da missa.

Veja como foi:

Fotos – PASCOM – Cassiano Zanona

Para acessar o álbum de fotos clique aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *