Eu Quero, Eis me Aqui!

Publicado por Jean Marcos Pedrozo em

Este ano as igrejas aqui no Paraná estão celebrando além do ano do Laicato, há uma forte movimentação para rezar e incentivar as vocações. Podemos dizer que é um tempo importante para reafirmar o processo vocacional já escolhido ou de identificação para aqueles que ainda não encontraram.
Deus nos chama constantemente a uma missão específica em nossas vidas que são as vocações dadas por Deus.

Entretanto, nós colocamos tanta dificuldade ao responder, fazemos de conta que não é conosco, “porque tenho essa ou aquela dificuldade”, “tenho medo”, “não sei isso ou não sei aquilo” e o mais comum “não tenho tempo”. Deus quer de nós somente que aceitemos o convite e Ele agirá a partir de nós, como o que somos e o que temos, mas Ele é quem agirá. Se olharmos simplesmente para nós mesmos, não teríamos condições alguma de aceitar tal convite.

Um exemplo belíssimo de aceitação da vocação é o chamado de Maria. O anjo fala da missão e ela responde em total entrega: eis, aqui, a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra (Lc 1, 38). Maria aceita e se coloca como serva, pronta para servir a partir da Palavra de Deus. Deus agiu na pequenez de Maria porque ela deixou Deus agir. Deus também agirá em nós quando aceitarmos aquilo que Deus tem para nós.

Quando Deus nos chama é porque temos algo a contribuir sim. Todavia, sempre dificultamos o escutar a voz de Deus. Quão individualistas que somos! Isso dificulta tanto o caminhar porque o que eu poderia ser respondido hoje, mas pela “cabeça dura” que somos, respondemos apenas muito tempo depois.

Aproveitemos para festejar as diferentes vocações, de dons e entrega a Deus e a Igreja e ajudemos a despertar nos jovens vocações belas para a Igreja, porque vocação acertada é vida feliz.

O amor de Cristo nos uniu.