“… o acampamento foi como Deus quis, deu pra perceber isso nos pequenos detalhes e que nós percebemos que Deus estava muito presente neste acampamento transmitindo o amor dele pra cada um que estavala.”  Taci

“Quatro dias intensos: de cansaço, lágrimas, superações, medos, força, sono, sorrisos e abraços. Valeu cada minuto, Deus é soberano! Obrigada por cada um que estava lá!”  Mariana

Após meses de preparação, reuniões, campanhas e orações, chegou enfim o Acampamento Luz 2017. Foi incrível, 53 campistas, e mais de 30 pessoas na equipe. Sol, chuva, frio e calor fizeram parte da receita. Também houve muita música, recreações e oração. Muitos sentimentos afloraram com os desafios enfrentados, e que aprendemos a dar nome e olhá-los de frente.

Muitas histórias, vidas distintas partilhadas no mesmo espírito de confiança e aprendizado. A cada colocação e a cada círculo, os campistas tiveram a oportunidade de aprofundar a sua experiência de auto-conhecimento  e se relacionar de modo mais íntimo com Deus. Muitas lágrimas, muitos risos muitas memórias e muita admiração a cada um que partilhou sua vida conosco.

Quando choveu, soubemos encontrar a alegria de criança brincando de escorregar na lama, quando algumas barracas molharam a solidariedade e o companheirismo falaram mais alto. Todos se ajudaram e tudo foi recolhido e abrigado em segurança. Quando ficou frio, partilhamos cobertas e colchonetes, e quando estava escuro, dividimos a lanternas.

A alimentação foi incrível. Não só porque foi preparada com muito carinho e qualidade pela equipe da cozinha, mas porque foi servida com muita dedicação. Graças às doações dos paroquianos da Divino Espírito Santo, a comida foi farta para todas as 14 refeições servidas. Mesmo quem precisava de uma alimentação especial pode se alimentar adequadamente.

Também rezamos, de muitos jeitos diferentes, nas missas, cantando, lendo salmos, em silêncio, abraçados, sentados, de olhos abertos, de olhos fechados e principalmente uns pelos outros. Sempre havia o que agradecer, Deus foi muito generoso nesse acampamento. As pessoas que estavam lá foram escolhidas com carinho, tanto os campistas, quanto a equipe. Tivemos também a oportunidade de pedir perdão, pois sabemos que não somos perfeitos, mas queremos ser melhores e mais próximos de Deus a cada dia.

Brincamos muito, como crianças, afinal quem não receber o Reino dos Céus como uma criança não entrará nele. Assim, tratamos nossa criança interior, para que não percamos nossa espontaneidade. Viajamos no tempo e no espaço, já que o Grupo Luz é  “muito viajado” e conhecemos muitas formas saudáveis de brincar e lidar com nosso corpo. Aprendemos limites e consequências, e sobre respeitar a si mesmo e aos outros. Brincar é coisa séria.

Conhecemos muitas pessoas, fizemos novos amigos e alguns pareciam amigos e longa data. Amizades que foram construídas enfrentando dificuldades, partilhando experiências e rezando juntos. Dividimos barracas e refeições. Passamos juntos por vitórias e derrotas e no final falávamos sobre o que sentimos. Nada no acampamento é por acaso e nem gratuito. Muito choro, riso e abraços nos aproximaram uns dos outros.

Enfim voltamos pra casa e fomos recebido pela comunidade de um jeito caloroso, com uma missa linda e com a presença de nossos familiares que nos esperavam. Foi bom rever nossa família e saber que temos uma segunda casa, a Paróquia  Divino Espírito Santo. Ainda não tínhamos saído da igreja e já estávamos com saudades das nossas tribos. Mas sabemos que não é o fim, ainda nos encontraremos todo domingo às 19h e que o verdadeiro acampamento começou na segunda-feira.